h3.post-title {text-align: center; Resenha: O menino do pijama listrado - Apenas uma Leitura

Resenha: O menino do pijama listrado


Olá, tudo bem? Como estão as primeiras leituras do ano de vocês? O meu ano literário já começou a mil e espero que eu não pare o ritmo.

A resenha seguinte é do livro O menino do pijama listrado de John Boyne, que também foi um dos meus escolhidos para Maratona Literária. Eu já havia assistido ao filme em 2011 e tive a imensa oportunidade de ler o livro.

Bruno morava em Berlim (Alemanha) com os pais e uma irmã mais velha, que para ele era um Caso Perdido, e ele sempre via os avôs. Toda festa (aniversários, Natal) a avó de Bruno, que quando mais jovem era uma artista, sempre fazia roteiros de esquetes para que ela, Bruno e Gretel (irmã de Bruno) pudessem encenar para os demais convidados e/ou familiares.

Certa noite a família de Bruno recebeu para o jantar o Fúria e uma mulher que o acompanhava, o Fúria era um sujeito baixinho e com um pequeno bigode e ele foi jantar na casa de Bruno para tratar de negócios com o pai. Bruno não sabia ao certo com que o pai trabalha mas em breve soube que por causa do trabalho de seu pai e talvez por causa de uma “promoção” que seu pai recebera do Fúria, eles teriam que se mudar da enorme casa de Berlim por um futuro previsível.

A nova casa de Bruno, para ele, era horrível e muito pequena, lá ele não podia brincar com os melhores amigos de Berlim, lá nem tinha crianças. Bruno estava muito descontente com a viagem mas uma vez observando a janela que tinha no seu quarto percebeu que existiam outra pessoas que estavam do lado de lá de uma cerca, e todas incrivelmente usavam um “pijama listrado”.

Bruno gostava muito de explorar, então, ele decidiu ir até a cerca para fazer amizade com os outros garotos que se encontravam do lado de lá.Ao chegar perto o suficiente da cerca ele viu um ponto, que virou uma mancha, que virou um vulto, que virou uma pessoa, que virou um menino de pijama listrado. Bruno começou a conversar com o menino,que se chamava Shmuel, eles perceberam que tinham muitas coisas em comum inclusive os dois nasceram no mesmo dia.

Bruno não falou de seus novo amigo para ninguém, e todas as tardes logo após as aulas de História e Geografia enquanto a mãe estava dormindo, ele ia até a cerca(às vezes levava algo para o amigo comer,às ele mesmo comia pois o caminho era um pouco longe).

O que poderia acontecer com duas crianças de procedências rivais que criaram laços de amizades?

Os alemães mantinham os judeus presos naquele campo de concentração e um dos instrumentos para acabar com a “raça suja”(como diziam os alemães) era queimando os judeus em uma câmara de ar.

O que aconteceria se um menino alemão tivesse que raspar o cabelo por causa de piolhos e chegasse a ficar parecido o bastante com seu amigo judeu? E sim em uma tarde, a última juntos, o garoto alemão decidisse dar “uma volta” na “casa” do amigo judeu?

O acidente não passou de preconceito e lição

O menino do pijama listrado é um cativante e surpreendedor, para quem já assistiu o filme(como foi meu caso) vai amar ainda mais. Muitas pessoas me falaram que eu iria me emocionar ao ler o livro mas eu não me emocionou, claro que a história me envolveu mas não ao ponto de eu chorar mas talvez seja diferente no seu caso. O livro é super recomendado, quando  eu comecei a ler o livro pensei que seria uma linguagem difícil mas é uma linguagem super fácil e em nenhum momento cansativa.

Beijos!

2 comentários

  1. Desejo muito ler esse livro , parece ser muito bom e muito lindo . Amei a resenha !
    Beijos , Uma vida nos livros .

    ResponderExcluir

Topo