h3.post-title {text-align: center; [Resenha]A extraordinária garota chamada Estrela - Apenas uma Leitura

[Resenha]A extraordinária garota chamada Estrela

"Nós queríamos defini-la,etiquetá-la como fazíamos uns com os outros,mas não conseguíamos ir além de "esquisita" ,"estranha", "patética".O jeito dela nos tirava do eixo."

Quanto tempo,hein amigos?Como vocês estão?Passei um bom tempo afastada do blog por conta do ENEM mas prometo que agora estou ativa novamente!Hoje trago mais uma resenha para  vocês, o livro A extraordinária garota chamada Estrela do querido Jerry Spinelli,da editora Gutenberg.

O autor:


Jerry Spinelli é autor de mais de 20 livros para adolescentes,entre eles Maniac Magee,vencendor da Newbery Honor,Crash,Egss e Knots in My Yo-Yo String,sua autobiografia.Formou-se no Gettysburg College,na Pensilvânia,onde mora coma esposa e poeta Eileen Spinelli,com quem tem seis filhos,que fornecem uma quantidade inesgotável de material para seus livros.

Sinopse:


A garota chamada Estrela. Ela é tão mágica quanto o céu do deserto. É tão estranha quanto seu rato de estimação. É tão misteriosa quanto seu próprio nome. Com um simples sorriso, ela captura totalmente o coração de Leo Borlock. Com sua alegria, ela incendeia uma revolução de liberdade e autenticidade no espírito de sua escola. 

No começo, os colegas encantam-se com ela por tudo o que a faz ser diferente. Mas isso começa a mudar, e Leo, apaixonado e apreensivo, percebe que a única coisa que pode salvá-la das críticas é a mesma que pode destruí-la: ser alguém comum. 

Nesta celebração do inconformismo, o premiado Jerry Spinelli tece um conto tenso e emocional sobre os percalços de precisar ser popular e da emoção e inspiração do primeiro amor.

Resenha:

O livro é narrado pelo adolescente Leo Borlock,um dos meninos mais normais da Escola de Ensino Médio de Mica.No início da narrativa nos é mostrado um ambiente escolar normal com grupos de nerds,populares,lideres de torcida,jogadores de futebol americano e basquete e o grupo dos "bobões"(no qual eu creio que o Leo se encaixava hahaha).Uma escola normal com pessoas normais,né?Quem esperaria que ela fosse ser palco de uma super estrela,chamada Estrela?

O episódio mais surpreendente da Escola de Ensino Médio de Mica foi a chegada da novata Estrela Caraway,muitos achavam ela uma piada assim como seu nome.Ela era uma garota bonita,uma beleza natural incomparável porém ela era estranha...Sentava sozinha na hora do almoço e chamava atenção de todos passeando pelos corredores tocando o seu ukulele e carregando seu rato de estimação na grande bolsa de girassol.Apesar de não ter nenhum amigo,Estrela era muito popular,por semanas ela foi o assunto principal de toda a escola.Sempre que alguém aniversariava lá estava ela com seu ukelele tocando um "Parabéns para você" no meio de todas as mesas do refeitório.

O jovem Leo Borlock sentiu-se instigado pela Estrela,algo nela o fazia paralisar e algo nele ansiava por ela.Mas o que fazer quando nos atraímos por alguém de essência diferente?Por alguém que não se encaixa de certa forma no nosso "grupo" de convivência?Leo estava apaixonado por Estrela mas negava isso até para ele mesmo,não querendo aceitar a rejeição que seria está próximo daquela pessoa anti-pupular e que seus amigos odeiam.

Jerry Spinelli retratou nesse livro duas facetas importantes:jovens que se preocupam a todo custo com a popularidade e a imagem e jovens que se preocupam em ser feliz sem dever satisfação da sua vida a ninguém,e nos indagamos:Quem é mais feliz?Aqueles que vivem rigidamente seguindo padrões ou aqueles que andam sentindo o vento no rosto e aproveitando toda e qualquer forma de amor?

Outro ponto bem importante que não poderia deixar de ressaltar é:Estamos dispostos a mudar,sermos pessoas diferentes pelas pessoas que amamos?Todos aceitamos mudanças,uns se dão bem outros nem tanto mas as mudanças são necessárias para crescermos,mas e se a pressão de quem você ama para você mudar a qualquer custo e nem sempre para melhor for grande?O que você faria?

Eu indico esse livro para todos aqueles que curtem fazer reflexões do livro com o cotidiano e gostam daquele romance que surge da amizade,um pouco de temperamento comportamental dos jovens e etc.

COMPRE AQUI(1,2,3)

Abraços!!

6 comentários

  1. Já gostei da personagem Estrela com seu ukulele. Parece uma boa estória.

    P.S.: adoro ukulele. Rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito de sua resenha,, e ainda mais o livro,, eu nunca tinha ouvido falar nele antes...

    http://mundoadolescente2015.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari, tudo joia?
    Não conhecia a obra, mas tem uma história bem interessante, e acho super importante lermos vez ou outras livros que nos fazem refletir ^^)

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Topo