h3.post-title {text-align: center; [Resenha] Em Chamas - Apenas uma Leitura

[Resenha] Em Chamas

 "Às vezes, acontecem coisas com as pessoas com as quais elas não estão preparadas para lidar."


Olá, leitores lindos! Recentemente falei com vocês sobre o livro Jogos Vorazes, Suzanne Collins, e hoje irei comentar a sequência e segundo livro da trilogia, Em Chamas! Então, se você ainda não leu a primeira resenha clica AQUI.

A autora


Suzanne Collins nasceu em 10 de agosto de 1962 e é filha de um oficial da Força Aérea americana, vive em Connecticut com o marido e os dois filhos. Recebeu um mestrado em Escrita Dramática pela New York University.

A ideia para escrever a trilogia Jogos Vorazes nasceu quando ela estava passando os canais da televisão. Em um canal, viu pessoas competindo num reality show, e em outro viu cenas gravadas na Guerra do Iraque. As duas coisas se misturaram e a trilogia começou a se formar. O mito de Teseu e o Minotauro também serviu de inspiração. A autora descreve Katniss como um “Teseu futurístico”. No mito, Atenas era obrigada a enviar 7 rapazes e 7 moças para Creta, onde eram lançados no labirinto para serem devorados pelo Minotauro. Creta era cruel e impiedosa, assim como a Capital na trilogia de Suzanne Collins. O fato de seu pai ter lutado na Guerra do Vietnã a ajudou a entender melhor sobre pobreza, fome e os efeitos da guerra.

Resenha

O livro começa algum tempo depois que os Jogos Vorazes acabaram, deixando Katniss e Peeta como vitoriosos. Após encenarem um "falso amor" na Capital e na Arena, os dois voltam para o distrito 12, mas com uma vida nova, agora eles moram na Aldeia dos Vitoriosos e estão ricos e influentes. Não é só vencer os Jogos e pronto, depois dos Jogos existe a "Turnê da Vitória" em que os tributos vencedores terão que ir de distrito a distrito para homenagear os tributos mortos, participar de banquetes, festas...

Posso dizer que a vida da Katniss ficou um pouco tediosa depois de vencer os Jogos? Sim, a vida dela era caçar para sustentar sua família e agora ela não precisava disso, mas ela ainda ia para floresta, caçar para ajudar seu amigo Gale. A relação de Peeta e Katniss ficou bem instável. Mas a Turnê da Vitória estava chegando, e uma breve visita do Presidente Snow deixou Katniss apavorada e com medo do que ele poderia fazer a quem ela ama para atingi-la. A mensagem da visita era clara: o que Katniss fizera no último Jogos Vorazes era um ato rebelde, e aquilo tinha dado esperança as pessoas nos distritos, que começaram levantes contra a Capital; Na Turnê da Vitória, Katniss tinha que convencer a todos que tudo o que ela fez foi porque estava completamente apaixonada por Peeta.

Na Turnê da Vitória podemos ver os levantes dentro dos distritos. e como o povo está fazendo Katniss símbolo da revolução e o quanto a repreensão está sendo utilizada. para punir tais atos. O que percebi bastante nesse livro é a manipulação da mídia pelo os que estão no poder, a privação do povo de saber as informações verdadeiras, as privações de conhecimento. 

Esse era o ano do 75° Jogos Vorazes e do 3° Massacre Quaternário. Massacre Quaternário acontecia a cada 25 anos e era uma edição "especial" dos Jogos Vorazes.

"-E agora nós temos a honra de realizar o terceiro Massacre Quaternário(...) No aniversário de setenta e cinco anos, para que os rebeldes não esqueçam de que até mesmo o mais forte dentre eles não pode superar o poder da Capital, o tributo masculino e o tributo feminino serão coletados a partir do rol de vitoriosos vivos"

Isso implicou a volta de Katniss e Peeta à Arena, juntos a outros vinte e dois prestigiados vitoriosos dos Jogos ao longo dos tempos. Todos indignados por serem novamente objetos da Capital. Em "Em Chamas" conheceremos novas caras e personalidades como Finnick, Johanna, Beetee, Mags... Imaginem aí: 24 tributos vitoriosos, com experiência nos Jogos, juntos em uma arena completamente nova e  perigosamente mortal, cheios de rancor da Capital. E eles não estão poupando para organizarem seu próprio levante.

Enquanto eu lia o livro e desencadeavam-se hipóteses sobre o Distrito 13, imaginei que o final do livro poderia ser semelhante ao que aconteceu no finalzinho de Insurgente e começo de Convergente (Clicando você será redirecionado as respectivas resenhas), e quase pulei quando minhas expectativas não me decepcionaram haha!

"Em Chamas" me surpreendeu demais, achei melhor que Jogos Vorazes, a história ficou mais desenvolvida, o que me deixava com um pé atrás era a Katniss que ficava indecisa demais sobre "gosto ou não do Peeta?", e ela também foi um pouco egoísta no começo do livro.

O livro não deixou de lado as mesmas críticas sociais que fez no primeiro. A que eu não poderia esquecer é um trecho em que Katniss e Peeta estão em uma festa na capital e já tinham comido o suficiente, então ofereceram uma bebida para eles vomitarem a comida e continuarem comendo mais. Enquanto nos distritos as pessoas morriam de fome, na Capital elas vomitavam tudo que já tinha comido só para terem o prazer de comer mais.

Então, lindos... Com toda certeza deixo aqui essa recomendação para vocês, e desculpem se ficou extensa. E obrigada a quem leu até aqui haha!

Beijos!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo