h3.post-title {text-align: center; [Resenha] Jogos Vorazes - Apenas uma Leitura

[Resenha] Jogos Vorazes

"Destruir é muito mais fácil do que construir"


Olá, leitores! Como vocês estão? E as leituras? Hoje irei resenhar um livro que vocês já conhecem, enfim, vim deixar minha opinião sobre mais uma distopia! E a resenha de hoje é de Jogos Vorazes, Suzanne Collins!

A autora


Suzanne Collins nasceu em 10 de agosto de 1962 e é filha de um oficial da Força Aérea americana, vive em Connecticut com o marido e os dois filhos. Recebeu um mestrado em Escrita Dramática pela New York University.

A ideia para escrever a trilogia Jogos Vorazes nasceu quando ela estava passando os canais da televisão. Em um canal, viu pessoas competindo num reality show, e em outro viu cenas gravadas na Guerra do Iraque. As duas coisas se misturaram e a trilogia começou a se formar. O mito de Teseu e o Minotauro também serviu de inspiração. A autora descreve Katniss como um “Teseu futurístico”. No mito, Atenas era obrigada a enviar 7 rapazes e 7 moças para Creta, onde eram lançados no labirinto para serem devorados pelo Minotauro. Creta era cruel e impiedosa, assim como a Capital na trilogia de Suzanne Collins. O fato de seu pai ter lutado na Guerra do Vietnã a ajudou a entender melhor sobre pobreza, fome e os efeitos da guerra.

Resenha

Katniss Everdeen mora em Panem, uma nova nação organizada com o que restou da América do Norte. Inicialmente, Panem era dividida em 13 distritos, e era comandada pela Capital, depois de um período de paz, o levante levou o Distrito 13 à extinção e a Capital ter uma nova forma de impor poder sobre os outros doze distritos: os Jogos Vorazes. Jogos Vorazes é uma competição anual transmitida pela televisão, em que jovens lutam até a morte.

São 24 jovens, uma garota e um garoto de cada distrito, que são obrigados a lutarem entre si e tentarem sobreviver. Todos os jovens entre 12 e 18 anos devem se inscrever no programa e participar do "sorteio" dos participantes da edição de cada ano. O único vencedor do Jogos Vorazes irá ficar famoso e rico.

Primrose Everdeen, irmã de Katniss, foi sorteada para ir à arena, lutar por sua vida. Ela tinha 12 anos e era seu primeiro ano na Colheita. Katniss não deixaria sua irmãzinha participar dos jogos, então se oferece como tributo no lugar de sua irmã(Não são todas as pessoas que estão realmente dispostas a fazerem isso... Vocês fariam? Substituíram alguém que amam, mesmo sabendo que o custo poderia ser sua vida?). O garoto do seu distrito(Distrito 12) que foi escolhido para os jogos foi Peeta Mellark.

Katniss irá para Capital e irá sentir mais raiva ainda de todo o sistema. Como podem pessoas morrerem de fome nos distritos, enquanto na Capital todos se empanturravam de longos e grandiosos banquetes? Como aquela gente se divertia vendo jovens lutando uns contra os outros por sua vida? Mas ela não poderia mostrar sua raiva, desde pequena fora instruída a guardar seus pensamentos para si mesma. Katniss era caçadora, que era ilegal pois entrar na floresta era proibido, mas era isso ou ela e sua família morreriam de fome. Com seu arco e flecha, ela conseguia comida e até dinheiro, vendendo comida para pessoas que ocupavam cargos importantes no distrito, como prefeito, Pacificadores e etc.

Nos primeiros momentos de Katniss na Capital, nós temos os tributos sendo aconselhados por seus mentores, conseguindo atenção dos patrocinadores, e tentando parecerem deslumbrantes em desfiles, entrevistas etc. Enfim chegou a grande hora... Hora de ir para Arena e tentar sobreviver. No primeiro dia do Jogo, onze foram mortos, onze tiros de canhão, onze famílias lamentando seus filhos e jovens se tornando assassinos. Ainda faltavam doze tributos morrerem para se ter um vencedor. Muitas coisas vão acontecer aos tributos: desidratação, fome, ameaça por outros tributos, cumplicidade e etc.

Gente, se vocês já leram alguma resenha de livro distópico que eu fiz, sabem que eu sou apaixonada por distopias. E não foi diferente com Jogos Vorazes. A coragem e a bravura de Katniss, sua indignação com os métodos da Capital... Admito que a autora desfrutou bastante do romance de Peeta e Katniss e achei bem fofo os dois como um casal. 

Jogos Vorazes é uma daquelas distopias que desbravam críticas contra o sistema que convivemos hoje: Muitas pessoas morrem de fome ou vivem em situações precárias(sem dignidade), enquanto outras estampam riquezas; A tecnologia médica, por exemplo, não é a mesma para todas as classes; Como a "Capital" tem capacidade de oprimir a população. Não vivemos em um regime ditatorial, o que nos dar direito de nos manisfestar, reivindicar o que está errado, lutar por um mundo melhor. E cada leitor que ler Jogos Vorazes e ainda não tinha uma visão revolucionista, deveria adotar essa conduta, a Katniss é o nosso exemplo de jovem revolucionista! Lógico que é um livro que também irá entreter, com sua franquia de filmes, símbolos, shippers e etc, mas não é só isso... É muito mais, a própria Suzanne Collins nos mostrou isso.

Se vocês já leram o livro, ficarei contente em saber a opinião de vocês nos comentários, caso contrário eu indico esse livro para você amigo!

Beijos!

5 comentários

  1. Olá
    Esta distopia é maravilhosa, adorei.
    Boas leituras!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mariana!!
    Amo Jogos Vorazes e a Katniss.Adorei a mensagem que o livro apresenta sobre luta contra o sistema e as opressões sofridas por ele.Esses temas políticos são importantíssimos em uma distopia e a autora conseguiu desenvolver muito bem.
    Beijos!!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Cláudio, espero que mais fãs percebam isso é comecem a pensar suas atitudes! Beijos!

      Excluir
  3. é igual a Divergente?

    ResponderExcluir

Topo