h3.post-title {text-align: center; Resenha: 'O Caderninho de desafios de Dash e Lily' - Apenas uma Leitura

Resenha: 'O Caderninho de desafios de Dash e Lily'


Olá, leitores! Tudo bem com vocês? Sabem quando vocês têm milhares de leituras obrigatórias atrasadas, mas não resistem a um livro que acabaram de receber? Isso aconteceu com o livro da resenha de hoje! Eu não resisti a esse livro que venho falar com vocês nessa postagem. O livro é "O Caderninho de Desafios de Dash & Lily", de David Levithan e Rachel Cohn, publicado e cedido ao blog pela Galera Record.


Ano: 2016

Páginas: 256

Editora: Galera Record

Autores: David Levithan e Rachel Cohn

Sinopse: O novo livro de David Levithan e Rachel Cohn que juntos escreveram Nick e Nora Uma noite de amor e música acompanha a dupla Lily e Dash. Ela está doida pra se apaixonar e, pra encontrar o par perfeito, decide criar um caderninho cheio de tarefas e deixá-lo na livraria mais caótica de Manhattan. Quem encontra o moleskine é Dash, e os dois começam a se corresponder e trocar sonhos, desafios e desejos no caderninho, que vai se perdendo nos mais diversos lugares de Nova York.



"O Caderninho de Desafios de Dash & Lily" é um romance escrito por David Levithan (Todo Dia e Will & Will) e Rachel Cohn (Nick & Norah), publicado no Brasil pela Galera Record. O livro conta com uma narração intercalada, reversada pelos dois protagonistas, Lily e Dash.

Lily ama os natais, para ela, as luzes, a alegria, as grandes reuniões de família, os biscoitos, os presentes em pilhas altas ao redor da árvore são empolgantes. Mas, pela primeira vez, o natal de Lily não seria tão empolgante assim. Seus pais iriam viajar em comemoração aos 25 anos de casados, e o avó iria celebrar com sua namorada, e seu irmão não se importava tanto, desde que ela o deixasse em paz com seu novo namorado, Benny. Langston, irmão de Lily, sugere que a garota precisa de algo que a distraia nesse natal e também alguém para se apaixonar, e aqui começa o "projeto" para arranjar o companheiro perfeito para Lily. O projeto? Imaginem, um caderninho vermelho, com alguns desafios e instruções, deixado entre livros, em uma prateleira de uma livraria, aos olhos de quem estivesse passeando na seção de livros preferidos de Lily.

"Ah, claro, quem não precisa de um namorado? Mas, para ser realista, essas criaturas exóticas são difíceis de encontrar. Pelo menos, os de qualidade."

Dash odeia os natais, para ele, a época mais detestável do ano. O garoto armou um plano para passar essa época festiva sozinho, sem o tédio de ficar com um de seus pais, separados e inimigos. Mas nem tudo saiu como previsto. Andando entre as estantes da sua livraria preferida, ele encontra algo peculiar entre os livros de um de seus autores preferidos, um caderninho vermelho. Curioso, abre o caderninho e deixa ser desafiado pelo desconhecido. Mas ao final das instruções, ele também decidiu entrar no jogo com essa misteriosa garota do caderninho vermelho, chamada Lily.

Quando Lily retorna a livraria para checar com seu primo e atendente da livraria sobre o paradeiro de seu caderninho, se surpreende, pois o garoto "hostil", como descrito pelo primo, não deixara o caderninho na banca de informações como instruído a fazer. Hostil deixara um exemplar de 'O Poderoso Chefão' e um menu de entrega de uma pizzaria. Sem o auxílio do irmão para despistar esse desafio, Lily foi a pizzaria, por que não comer um pedaço de pizza e refletir sobre o caderninho? Lily já estava se sentindo ingênua demais para decifrar a ligação entre pizza e 'O Poderoso Chefão', quando deixa o menu cair no chão e percebe um post-it que antes não tinha notado, Cada vez se esforçando mais para perceber a conexão das pistas deixadas por Hostil, Lily chega a uma conclusão e vai a locadora de vídeos, em frente a pizzaria. Na locadora, a garota irá entrar no jogo de Dash. E nesse ponto, os dois já estão mais que envolvidos nesse jogo.

"Talvez, não seja a distância o problema, mas como você lida com ela."

"O Caderninho de Desafios de Dash & Lily" é o tipo de livro que quando você começa a ler não consegue mais parar. A cada página você é mais cativado pelos personagens, tanto Dash e Lily, como também: Boomer, amigo de Dash, aquele amigo que ou você se sente muito confortável com ele ou a presença dele lhe incomoda até demais, no meu caso, Boomer me cativou, obviamente; e também a tia-avó Ida de Lily, que se tornara uma aliada nas aventuras de Dash e Lily. A cada capítulo os desafios ficam mais intensos, e me sentia ali, do lado de Lily ou Dash, na Madame Tussauds, na Times Square ou até mesmo nos lugares mais casuais que eles escreviam no caderninho e formulavam os desafios. Falando em caderninho, ele não era feito apenas de desafios, mas também de sentimentos, sabem aquele ditado "sou melhor escrevendo sobre sentimentos que falando ou até demonstrando eles?", pois é, o caderninho era um meio para ambos desabafarem e se conhecerem. Em meio a desafios os dois irão viver novas aventuras, principalmente Lily que sempre fora muito dependente da família, mas com o caderninho (e Dash) irá viver novas experiências, visitar novos lugares e se relacionar com pessoas diferentes.

Admito que durante toda leitura fiquei ansiando pelo encontro dos dois jogadores e assim como os personagens temiam se decepcionar um com outro, porque talvez estivessem idealizando demais, também temi que o encontro dos dois não fosse especial. Diante mão, digo que me decepcionei um pouco, mas como em algumas páginas do livro, gargalhei com a situação toda. Gargalhadas, os personagens, principalmente Dash, são sarcásticos, e algumas situações são engraçadas, então esteja disposto a gargalhar enquanto estiver lendo esse livro.

"- Cuidado com o que você está fazendo, porque ninguém nunca é quem você quer que a pessoa seja. E, quanto menos você conhecer a pessoa, mais provável é que você confunda com a garota ou garoto da sua cabeça.
- A representação do que você deseja."

Uma coisa que me chamou atenção quanto ao livro, foi que os autores não focaram no romance, nem mesmo os personagens. A mensagem que ficou, para mim, foi o reforço da necessidade humana de entendimento, de compreensão. Todos somos necessitados de pessoas que nos conheçam, que saibam quem nós somos de verdade, que saibam o que pensamos, o que gostamos, a forma como enxergamos o mundo. E não existe a necessidade de que essa pessoa seja um relacionamento romântico, mas afetivo.

Diria que "O Caderninho de Desafios de Dash & Lily" seria uma ótima companhia no inverno (como isso não existe no Nordeste, li no verão mesmo! Ah, e isso não é uma regra, tipo "leia apenas no inverno", mas um conselho), com um chocolate quente ou café e muitas cobertas <3 

"É raro eu chegar à altura de minhas palavras. E como me conhece mais pelas palavras, há tantas formas pelas quais posso decepcionar você."

Quanto a edição, sou suspeita a falar, pois foi amor a primeira vista com a capa. Não tenho observações quanto a diagramação, tradução e ortografia. Mas (não é frescura) páginas brancas me repelem!

Um leitura fluída, com personagens e aventuras cativantes, com pitadas de humor e muito clima natalino. Por que não super recomendar para vocês? <3

PS: Dei nota 4.0 no Skoob, apenas porque não tem 4.5. Aliás, podem me adicionar lá, CLICANDO AQUI.

Beijos e até mais!

14 comentários

  1. Oi, Mari!!
    Eu recebi esse livro há alguns dias e estou louca para ler. Ele parece ser uma fofura e agora que li sua resenha estou com ainda mais vontade de ler. Aqui na minha cidade está um frio danado, então acho que será a combinação perfeita, segundo sua dica. :)
    Achei essa capa linda, mas confesso que páginas brancas também me repelem rs.
    Vou correr com as leituras pendentes para ler logo O Caderninho ^^
    Beijos!

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, menina Mari!
    Acho um amorzinho esse livro - embora eu realmente esteja me perguntando por que páginas brancas! - e a caderneta dele também é fofa.
    Quero ler, ainda não fiz isso. Mas depois que descobri a escrita de Levithan não quero perder mais nada E gostei de saber do que você disse sobre não focar no romance, mas na questão de um ser humano ser visto, ser entendido. Acho que esse é um dos melhores romances da vida, aquele que você tem com você mesmo antes de tudo, para depois deixar que o outro entre e some.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Mari, David é David né? eu tenho Will e Will dele com o Green e sou apaixonado pela escrita dele e após esta resenha, cai de amores!

    Arthur Souza - literandototal
    literandototal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Mari! Tudo bem? Ahhhh amei a capa desse livro! Ela é tão linda! *----* Já conheço a escrita do David Levithan e gosto muito dela. Quero ler esse livro e gostar dele tanto quanto você gostou! ^^ Adorei a resenha! <3

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Acho que já ouvi falar desse livro, só que em inglês, porque lembro que a pronúncia de Dash and Lily alguma coisa (não lembro como é em inglês haha) era muito boa de falar! Será que sou esquisita? haha
    P.S.: Gostei das fotos!

    Blog: http://somaisumapaginamae.blogspot.com.br/
    Canal: https://www.youtube.com/channel/UCcIjn7jr_aCfp5QzrTGRwLg

    ResponderExcluir
  6. Eu sou apaixonada pelo David Levithan desde que li "Um Dia" e estou apaixonada por essa capa. O livro parece ser muito fofo e fiquei bem curiosa com a história dele. Adorei a resenha e ela me fez ficar com ainda mais vontade de ler *-*

    Beijos!
    www.crescendoemflor.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari!
    Adorei sua resenha!, sou mega fã do David e vou ler esse livro esse mes, sua resenha só reforçou a intuição que vou amar a leitura haha. O ritmo dos livros dele são sempre bons, né? <3

    Abraço!
    http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Mari!
    Desde que foi lançado sou louca para ler esse livro! Ele parece ser uma gracinha *-* Sua empolgação na resenha me deu ainda mais vontade de ler. Ahhh menos foco no romance e mais nas mensagens/lições <3 AMEI! QUERO! Arrasou na resenha, amiga!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Mariiii, saudade de passar aqui, tava muito enrolada com as provas, mas agora tudo vai voltar ao normal!

    Sobre o livro, eu o conheci no Mochilão da Record e até ganhei o caderninho, veio na ecobag! *--*
    Eu acho a proposta do livro bem fofa, apesar de achar bem juvenil. E como eu sou meio velha acredito que para mim a leitura pode não ser tão legal, sabe?
    Mas gosto dessa situação dos desafios que foi criada e estou curiosa para saber o que acontece quando eles se encontram. Deve ser muito fofo! <3

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  11. Oii Mari,
    Já tinha visto algumas pessoas recebendo esse livro mas nem cheguei a ler nenhuma resenha e nem a sinopse e... adorei! Esse é daqueles livros que você bate o olho e já gosta, fora que eu amo o David <3

    Abraços!!!
    Lendo com o Biel

    ResponderExcluir
  12. Oi oi! Ainda não conhecia esse livro, vou pesquisar mais sobre ele. Bjs

    Http://blogrobsonvascovith.blogspot.com

    ResponderExcluir

  13. Quero ler esse livro e gostar dele tanto quanto você gostou!. Kiss! and visit us Cambodia Golf Holidays

    ResponderExcluir
  14. Oi Mariana, tudo bem?

    Conheci esse livro através do #MochilãodaRecord, até ganhei uma agendinha linda, mas lá o livro não chamou tanto a minha atenção quanto a sua resenha chamou *-*.
    Eu tenho um fraco por livros juvenis, e gostei de os autores não terem focado tanto no romance, e mais nas "auto-descoberta" dos personagens.
    Parabéns pela resenha :)

    Beijos,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir

Topo