h3.post-title {text-align: center; ANTES DE CASAR, BÁRBARA MACHADO - Apenas uma Leitura

ANTES DE CASAR, BÁRBARA MACHADO

Olá, leitores!

Como vocês estão? Espero que todos bem! Depois de um intenso mês de Agosto, com postagens todos os dias, fiquei um pouco ausente do blog para atualizar algumas leituras, assistir algumas séries e filmes. E, para retornar com grande "estilo", a postagem de hoje é uma resenha do livro Antes de Casar de Bárbara Machado, autora parceira do blog. Vocês lembram da postagem que fiz há uns meses sobre o livro? Vocês acharam a premissa do livro muito interessante e disseram que iriam esperar eu postar mais novidades do livro. Bom, nada melhor que a própria resenha para atiçar mais ainda a curiosidade de vocês, não é?

ANO: 2016

PÁGINAS: 292

AUTORA: Bárbara Machado

SINOPSE: Catarina era uma jovem mulher que tinha tudo planejado: o casamento perfeito, o homem ideal, finalmente a vida adulta e independente que tanto almejava. Até que, de um dia para o outro, tudo muda: o casamento não passa de um sonho, o príncipe vira sapo e a brutalidade da vida adulta se mostra bem diante de seus olhos. De volta ao mundo dos solteiros, Catarina se redescobre como indivíduo e percebe que, a não ser que se torne tão desapegada quanto os homens que passam por sua vida, seu coração continuará sendo partido. Mas será que suas aventuras entre mesas de bar e festas agitadas podem substituir o antigo sonho de um final feliz? Entre altos e baixos que fazem parte da transição da juventude para a vida adulta, Catarina vai aprender que o amor não é bem como ela imaginava.



"Eu reconheci, na marra, a importância da autoestima e da dignidade. Finalmente compreendi que minha felicidade não poderia jamais depender de outra pessoa. Eu não mais diria "você me faz feliz", pois enxergava agora o verdadeiro significado dessas palavras. É extremamente injusto jogar tamanha responsabilidade sobre os ombros de alguém. Minha felicidade depende das minhas escolhas e deve, por tanto, ser minha responsabilidade, não do meu companheiro."

Antes de Casar apresenta como protagonista Catarina Fernandes, capixaba de vinte e três anos. Catarina é publicitária e adora seu trabalho, claro, alguns dias são estressantes, alguns clientes são insuportáveis, mas ela faz o que ela gosta. Ela tinha uma ótima dinâmica com a família e com os amigos. E tinha Arthur. Arthur era namorado de Cat, por quem ela era apaixonada. No dia do aniversário de três anos de namoro dos dois, Arthur começa uma conversa estranha com Catarina, a caminho de uma festa que ela só estava indo para fazer o namorado satisfeito, ela pensa que ele irá a pedir em casamento, mas, para sua surpresa, ele termina com ela, sem nenhuma explicação sobre o motivo do feito. Catarina, confusa, se pergunta o que fez de errado, em qual parte Arthur deixara de amá-la. Mesmo com o orgulho ferido, ela se humilha, tentando mudá-lo de ideia. Mas parecia que Arthur já tinha tudo calculado e não mudaria de ideia.

"Eu era romântica demais para meu próprio bem, e a culpa disso tudo era da minha mãe, que me deixou assistir desenhos da Disney demais quando eu era criança. Tinha que conter aquelas fantasias de romances épicos, suprir ideias sobre amores de verão e a expectativa de encontrar minha alma gêmea em uma livraria, comprando meu livro preferido. Essas tolices só me trariam problemas. No mundo real não existiam príncipes, apenas sapos. E parecia que eu estava decidida a esbarrar com um pior que outro. Isso porque nunca fui de cometer o mesmo erro duas vezes, os cometia três, quatro vezes, só para ter certeza, deixando-me enganar por tipinhos galanteadores que pareciam promissores. Foi o que quase aconteceu mais uma vez, poucos dias depois. Mas eu estava aprendendo com meus erros, e minha paciência já estava no fim."

Cat, numa atitude masoquista, colocou para tocar uma playlist de músicas, daquelas que ouvimos quando estamos na pior, machucados e queremos mesmo cutucar a ferida, ela estava curtindo sua fossa. Ficou vários fins de semanas em casa, maratonando filmes e séries, sem se preocupar com a aparência ou rapazes. Até que suas amigas decidiram que estava na hora de fazer uma intervenção. Mariana (Mari), Carolina (Carol) e Alice estavam incomodadas com a atitude de Cat, que não saia para se divertir há dias. Alice consegue um encontro para Catarina, com um amigo de seu namorado. Contra sua vontade, Cat vai ao encontro apenas para agradar as amigas e provar que não há nada de errado com ela. Mas o encontro foi um total desastre. O acompanhante era um cara sem nenhum senso de humor e que passou o encontro todo falando sobre seu emprego. Para ficar pior, Catarina ver Arthur no restaurante com outra mulher. Ela não poderia ser vista por ele daquele jeito, desarrumada e mal acompanhada. Ela vira uma ninja para sair do restaurante sem ser vista por ele.

"A cada vez que quebrava a cara, aprendia uma lição. Ou me acabava de rir da minha própria idiotice."

Quando Cat se encontra novamente apegada por outro homem que estava a enganando, ela decide adotar uma atitude de: pegar mas não apegar. Assim, Catarina vai se encontrando novamente com quem era antes, com quem ela era antes de Arthur, antes de Arthur desaprovar seu comportamento divertido e autêntico. Ela percebe que Arthur não a mudara, mas ela mudou a sua essência, sua personalidade, ela fez isso. Por isso, apenas ela poderia se reconectar com a antiga Catarina. A Catarina que jogava paintball com os amigos André, Eduardo, Klaus e Iran. A Catarina que participava de rodadas de poser, um jogo de bebidas que consistia em perguntas sobre sagas. A Catarina que não deixaria de participar em uma noite de karaokê.

"Sabe, muita gente encara o fim de um relacionamento como uma coisa assustadora. Mas assustador mesmo é perceber que você se perdeu. Colocar alguém num pedestal e abandonar sua essência."

No processo de se reconectar com a antiga Catarina, Cat conhece uma pessoa que é o contrário do que ela está procurando. Ela ainda não está pronta para um relacionamento. Ela está aprendendo a ser ela mesma, a se respeitar, a se amar. Catarina está acostumada, acomodada até, com sua nova vida. Um novo interesse amoroso iria lhe custar tanto quanto seu relacionamento com Arthur lhe custara? Seria Catarina capaz de, em meio a novo relacionamento, não abandonar essência novamente?

"Eu não tinha como saber se abrir meu coração valeria a pena ou me levaria a outra fase de desilusões amorosas."

Além de acompanharmos o amadurecimento emocional de Catarina, com sua fiel consciência, Razão, Antes de Casar traz mensagens e ensinamentos sobre empoderamento feminino, sobre nos amarmos e sermos nós mesmos. E eu estaria omitindo se não admitisse que aprendi bastante lições com o livro.

"Nós, mulheres, temos um puto potencial quando não estamos competindo."

Gente, que livro gostoso de ser lido! A Bárbara caprichou em uma narrativa fluída, divertida, carismática, nada muito dramático. A Catarina, personagem principal, é totalmente diferente das mocinhas que encontramos em outros livros. Ela bebe tequila e cerveja, muito, é a única mulher no time de paintball, entre seus amigos. Cat não tem vergonha de sentar à mesa de um bar com os amigos e beber entre partidas de poser e conversas animadas, não tem vergonha de falar sobre sexo, aliás, ela é adepta do sexo casual. Esses são motivos para você amar (ou não) nossa protagonista, mas além disso tudo, Cat é uma geek assumida, então, o livro é cheio de referências a sagas, filmes, séries. Falando em referências, Cat, com seu senso de humor incrível, faz várias piadas publicitárias (Obrigada, Bárbara, pelas notas de rodapé ♥). O livro se passa em Vitória/ES e Bárbara é praticamente uma guia turístico (ou amiga que nos guia pela sua cidade ♥), nos levando para visitar pontos turísticos, restaurantes, bares... O livro também contém gírias capixabas. Por isso, as notas de rodapé são essenciais nesse livro, para nos guiarmos por Vitória e pelo vocabulário capixaba.

Os personagens secundários, amigos de Cat, são carismáticos e divertidos. Fiquei o livro todo ansiando que os dois grupos de amigos dela se encontrassem para uma grande festa (Valeu a espera, né?! Que festa! Queria estar lá!). Achei muito interessante a maneira como a Bárbara trabalhou a personalidade de cada personagem, deixando-os mais reais possíveis, vivendo situações do cotidiano de jovens normais. Também adorei os destaques das histórias de alguns personagens secundários no livro, como o casamento de Alice, a história de Diego...

Sou suspeita para falar sobre a capa do livro, pois a amo! Quem já leu, sabe que ela é a representação de uma cena do livro. A contracapa é maravilhosa, com referências a Senhor dos Anéis, Harry Potter, Jogos Vorazes e outras coisas geeks! Durante a leitura, não me deparei com nenhum erro de revisão, e a diagramação é confortável para a leitura. Ou seja, edição maravilhosa!

Espero que vocês tenham gostado da resenha e tenham ficado mais curiosos para ler o livro! Para adquirir Antes de Casar, acessem o site da Bárbara, AQUI! Todo sucesso para você, Bárbara, continue escrevendo, sempre (Vou querer ler tudo, hein?!)! Conte comigo!

Beijos!

4 comentários

  1. Ahhhh, Mari, sua linda! Acabei de ler a resenha, estou muitíssimo feliz que tenha gostado tanto da experiência! Eu amo escrever, mas essa parte - de saber o que vocês acharam - é tão gostosa quanto criar as histórias. Te agradeço muito, muito mesmo, o apoio, o carinho e a confiança. Amei! Vou compartilhar o post! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabi!

    Super me identifiquei com a protagonista! Adorei o enredo. Já tinha lido outra resenha positiva do livro e fiquei agora mais curiosa ainda!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi, Menina Mari!
    Fiquei muit interessado nesse livro quando li sobre ele pela primeira vez. A capa eé linda e esse desenho maravilhoso.
    Adoro livros que apostam em personagens que quebram estereótipos, principalmente quando a personagem a tão conhecida mulher, chamada de sexo frágil.

    QUero, quero e vou ler.
    Bjux.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Topo